Quando em 2011, o 8 de março – Dia Internacional de Luta da Mulher coicindiu com a terça-feira de carnaval, o movimento feminista se viu diante de um problema: com a população voltada para os festejos de carnaval, não seria possível realizar as atividades costumeiras e "normais" de um 8 de março no próprio dia. Sendo assim, a grande maioria do movimento optou por realizar caminhadas/palestras/debates e outras atividades nos dias anteriores e posteriores ao carnaval.
Em Pernambuco, as ativistas da Marcha Mundial das Mulheres, pensaram diferente. Chegaram a conclusão de que o carnaval é uma festa que expressa as desigualdades entre homens e mulheres, mas que também pode ser um ótimo momento para se mostrar a irreverência e rebeldia feminista.
Decidiram-se a realizar um bloco, onde a criatividade das mulheres e sua luta ao longo da história da humanidade pudesse ser expressa através da música, da teatralidade e dos cartazes de protesto.
O Bloco Marcha Mulher! saiu pela primeira vez nas ruas de Olinda, no dia 08 de março de 2011, terça-feira de carnaval. As feministas presentes se fantasiaram em homenagem a mulheres como Frida Kahlo, a ecofeminista indiana Vandana Shiva, as cantoras Rita Lee e Carmem Miranda, a rainha do Egito Cleópatra, a estilista Coco Chanel, além de bruxas da Idade Média, mulheres quilombolas e indígenas.
Em 2012, nossa concentração será no dia 21 de fevereiro, terça-feira, às 9:00 horas, no Quintal Coletivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário